quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O ORGULHO DE SÍ PRÓPRIO

O ORGULHO DE SÍ PRÓPRIO



Nunca fui o mais inteligente da turma. Não tinha vontade para estudar. Era uma coisa. Minha mãe sempre me obrigava a ir para a escola. Mais eu não gostava por causa da minha sala. Só tinha negros. Isso me deixava um pouco incomodado, pois eu era considerado o ‘’diferente’’ o ‘’alemão’’ da turma... Eu não queria isso, queria ser igual a todos eles...


Queria ter um passado como os dos negros. Eles são muito lembrados pela história... [MESMO DORMINDO NA AULA DE HISTÓRIA EU SEI DISSO]


Era difícil. Eles não gostavam de mim. Exceto Juliana. Era uma negra de cabelos cacheados... Linda! Eu percebia que ela olhava para mim mais quando olhava para ela desviava o olhar... Era estranho...


Um dia tomei coragem de conversar com ela...


-Oi...


Na verdade não sei porque fui falar com ela. Ela me olhou estranho... E quando percebi...


-Oi...


Foi o OI mais Lindo da minha vida!


Começamos a conversar, e ela começou a dizer...


-Você é muito bonito... Eu queria ser como você... Queria ter sua cor de pele...


Achei meio estranho. Eu queria fazer de tudo para ser negro, e ela dizia que queria ser como eu?


-Não. Não tem nada de mais ser branco. Eu queria ser negro. Ser lembrado como Lenda...


-Não é bom!- Dizia ela meio brava -Você não faz idéia o quanto o sou discriminada, o quando sou caçoada pelos outros.


No momento fiquei sem falas... Ela me falava das cenas de racismo que ela viveu e fiquei espantado... Até que falei:


-Você deveria ter orgulho de você mesma. A história negra é uma história linda de superação, e você não tem orgulho de ser negra?


Ela se espantou com minha atitude, começou a chorar e saiu de perto de mim... Nunca mais vi Juliana. Ela saiu da escola.


É estranho, nunca gostei de mim mesmo, e quando vi que alguém sofre com o que eu sofro eu consegui ajudar. Por mais estranho que parece consegui descobrir o meu valor. O que sou não esta em minha cor. Eu sou o que sou por minha personalidade.


Aprendi a me amar e me valorizar. Aprendi a gostar de minha cor. Hoje sou representante de sala e participo do grêmio escolar. Minha campanha é ‘’VAMOS ACABAR COM O RACISMO NA ESCOLA’’.



Feito por: Nathalia Moura da Silva ( POIA ) 7ª C 2009

6 comentários:

  1. E u achei essa historia muito interessante
    e muito realista com a vida de muitos

    ResponderExcluir
  2. Oii Naty adoreii sua História muitO criativa bejinhos.

    ResponderExcluir
  3. Parabeeins
    Adoreei a história²
    Um grande beijo
    By: Aline e Kerolyn 8ª F

    ResponderExcluir
  4. Nossa a historia e muito linda, bem realista...mas eu nao gostei que ela foi embora ! Eles fariam um par tao bonitinho.Poderiam superar o preconceito que as pessoas tem,com pessoas brancas e negras que ficam juntas !Mas ta linda ! Amei

    ResponderExcluir